Escolha uma Página

motor

Manutenção de motor de automóvel

Motor automotivo

O que você precisa saber sobre o motor do seu carro para mantê-lo em pleno funcionamento.

O motor é um dispositivo que converte energia térmica em energia mecânica

A energia liberada impele o movimento ao veículo

Necessita de alguns componentes fundamentais para que tudo ocorra certo.

Seu funcionamento não gera alterações no desempenho do carro

A qualidade do combustível impacta no desempenho do motor

Os cuidados com a manutenção são essenciais, como por exemplo, a troca de correia dentada

Troca de correia dentada

A correia dentada é uma peça essencial para o funcionamento do seu carro. Sua função é sincronizar o virabrequim, que faz a transferência de força do motor às rodas e comando de válvulas, que realiza o fluxo de gases no interior do cilindro. Se por alguma falha ela arrebentar, pode causar sérios danos ao motor. Recomenda-se sua troca entre 40 e 60 mil quilômetros e que se faça inspeção a cada 20 mil quilômetros rodados, principalmente se você trafega em regiões empoeiradas e sem pavimentação.

Se a correia dentada se partir, as consequências são bastante sérias e, em alguns casos, pode ocorrer atropelamento de válvula, que é o choque do pistão com a válvula aberta.
Os danos podem ser maiores, podendo atingir até o próprio comando de válvulas, tuchos e o cilindro do motor. Os prejuízos decorrentes do rompimento da correia dentada são consideráveis, variando de 1.400 a 4.500 reais, dependendo de quantas válvulas tenha o motor. Recomenda-se a troca da correia dentada quando atingir o prazo ou quando adquire um automóvel usado. Não é possível prever um eventual rompimento, por isso, a manutenção ou troca é altamente recomendada.

Bomba d’água

 Outro componente importante o sistema de arrefecimento que demanda atenção do motorista e revisão constante de peças e do líquido que faz o resfriamento do motor. Nesse sistema importante, a bomba d’água é uma espécie de coração. A peça faz o bombeamento do líquido para o radiador, tirando-o muito quente das partes do motor e fazendo o resfriamento da estrutura, para que, nas aletas dissipadoras de calor, seja resfriado a fim de poder voltar a resfriar o motor novamente. Sem a peça, a água simplesmente não teria um fluxo de aquecimento e resfriamento, fazendo o motor superaquecer rapidamente. Isso impactaria no funcionamento do motor, que tem pouca capacidade de serem resfriados a ar, sendo muito dependentes do arrefecimento feito por meio de líquidos. Mesmo no inverno, a manutenção no sistema de arrefecimento não deve ser esquecida. Afinal, mesmo que a temperatura esteja baixa, o motor continua trabalhando nos níveis normais e precisa de peças saudáveis e que façam o trabalho com eficiência. Este é um passo importante para que seu motor tenha uma longa vida sem precisar ser retificado. Além disso, você não corre risco de ficar a pé por aí.

Fique atento à temperatura do carro

Também é função do lubrificante refrigerar os equipamentos do motor. Então, se o veículo apresentar algum sinal de superaquecimento mesmo se o sistema de arrefecimento estiver em ordem, é bom verificar a quantidade (e a qualidade) do óleo que está sendo usado.

Bomba de óleo

A bomba de óleo  é o componente responsável pela lubrificação forçada de todas as partes móveis do motor do carro.

Por essa razão, ela é considerada o “coração” do veículo, pulsando óleo para que todo o sistema funcione da melhor forma possível.

E, como acontece com o coração humano, também existem alguns hábitos e cuidados que podem ser adotados para deixar a bomba de óleo mais “saudável”.

Sinal do painel

Ignorada por muitos motoristas, a luz de óleo no painel do carro deve apagar quando o motor começar a funcionar.

Caso permaneça acesa ou demore muito para apagar, você deve checar o nível do lubrificante. Se estiver correto, será preciso seguir para uma oficina.

Use o óleo certo

Você precisa consultar o manual do proprietário para saber quais são os óleos certos para o seu carro.

Existem três opções: sintéticos, semissintéticos e minerais.

Quando for preciso completar o nível, é muito importante usar um lubrificante com a mesma classificação do que você já usa.

CONTATO

(11) 4127-1077

Localização

Rua General Osório, 186
São Bernardo do Campo - SP

Email

contato@inacios.com.br

Whatsapp

(11)99485-5872

Atendimento

Seg: 7h - 18h
Ter: 7h - 18h
Qua: 7h - 18h
Qui: 7h - 18h
Sex: 7h - 18h
Sáb: 7h - 12h
Dom: Fechado

DEIXE A SUA MENSAGEM