injeção eletrônica
Reparo e Manutenção
Injeção eletrônica
O que você precisa saber sobre a injeção eletrônica do seu carro para mantê-la em pleno funcionamento.
A injeção eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de um automóvel - motor a combustão.
Sua utilização em larga escala se deve à necessidade das industrias de automóveis reduzirem o índice de emissão de gases poluentes.
Principais componentes do sistema de injeção eletronica
Sonda Lambda: Funciona como um nariz eletrônico.
A sonda Lambda é um componente acoplado ao cano de escape do motor, no local onde atinge-se a temperatura necessária para garantir o pleno funcionamento do motor. A sonda Lambda está em contato com os gases de escape, na qual uma parte fica em constante exposição aos gases provenientes da combustão e outra parte fica em contato com o ar externo. Quando a quantidade de oxigênio não é a ideal em ambas as partes, automaticamente é gerada uma tensão que serve de sinal para a unidade de comando. Por meio deste sinal, a unidade de comando pode variar sua quantidade de combustível injetada. A sonda lambda requer muita atenção do mecânico, pois garante que os gases de escape estejam sem contaminação. É um item de extrema importância na reposição.
Bomba elétrica
A bomba elétrica suga o conbustível do tanque. Fornece o combustível sob pressão a um tubo distribuidor onde estão fixadas as válvulas de injeção. Sua função é fornecer mais combustível do que o necessário, a fim de manter no sistema de combustível a pressão necessária para todos os regimes de funcionamento do motor.
O excedente retorna ao tanque. A bomba elétrica de combustível é totalmente segura, pois, internamente não ocorre nenhuma mistura em condições de combustão. Este componente é isento de manutenção, devendo ser testado e substituído quando necessário.
No sistema Motronic, a bomba de combustível pode ser montada dentro do tanque de combustível (bomba “ in tank”).
Dependendo do veículo, pode também estar montada fora do tanque de combustível (bomba “in line”).
Unidade de comando
A unidade de comando determina a quantidade de combustível a ser injetada, com base nas informações que recebe dos outros componentes do sistema. A quantidade de combustível injetada é dosada de acordo com o tempo de abertura das válvulas de injeção. A unidade de comando, também é responsável por outros sinais de saída que influenciam diretamente o pleno funcionamento do sistema. Além disso, controla, o sistema de ignição eletrônica. A unidade de comando não apresenta desgaste, mas alguns cuidados são necessários:
- não retirar ou colocar o conector da unidade de comando com o comutador de ignição ligado.
- não desligar a bateria com o motor funcionando.
- retirar a unidade de comando quando o veículo for colocado em estufa de secagem (temperatura acima de 80 °C)
- ao efetuar reparos com solda elétrica no veículo, desligar o alternador, a unidade de comando e a bateria.
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